Pigmentos ou corantes cerâmicos • Ceramic pigments or ceramic colorants

O que são pigmentos ou corantes cerâmicos?

São materiais sólidos, compostos por óxidos de metais, inorgânicos, brancos, pretos ou coloridos, que devem ser insolúveis nos substratos nos quais venham a ser incorporados (fundentes ou vidrados cerâmicos), não reagindo química ou fisicamente com este. Após a cozedura à temperatura adequada da mistura, o conjunto desenvolve uma cor, dependente da composição desse pigmento e do substrato.

A cor da tinta ou do vidrado é determinada pela presença de óxidos metálicos

Cor

Exemplo de óxido correspondente

Azul Óxido de cobalto (CoO)
Verde Óxido de cobre (CuO)
Bege Óxido de ferro (Fe2O3)
Amarelo Óxido de antimónio (Sb2O3)
Violeta acinzentado Carbonato de manganés (MnCO3)
Verde acinzentado Óxido de crómio (Cr2O3)
Cinzento Cromato de ferro (FeCrO4)
Preto Carbonato de manganés, óxido de cobre e óxido de cobalto (MnCO3+CuO+CoO)

Na Oficina da Formiga, preparamos as nossas próprias tintas, misturando os diversos óxidos com os fundentes, de modo a obter as cores pretendidas, e, após a mistura com água e sua peneiração, testamos as tintas de modo a verificar a sua conformidade com as cores e reacções pretendidas, antes de serem utilizadas.

What are ceramic pigments or ceramic colorants?

They are solid materials composed of metal oxides, inorganic, white, black or colored, which must be insoluble in the substrates where are incorporated (glaze or ceramic flux), does not react chemically or physically with this. After burning at the proper temperature, the mixture develops a color, depending on the composition of the pigment and the substrate.

The color of the ink or the glaze is determined by the presence of metal oxides

Color

Example of corresponding oxide

Blue Cobalt oxide (CoO)
Green Copper oxide (CuO)
Beige Iron oxide (Fe2O3)
Yellow Antimony oxide (Sb2O3)
Violet gray Carbonate manganese (MnCO3)
Grayish green Chromium oxide (Cr2O3)
Grey Iron chromate (FeCrO4)
Black Manganese carbonate, copper oxide and cobalt oxide (MnCO3+CuO+CoO)

At the Oficina da Formiga, we prepare our own ceramic inks, mixing various oxides with fluxes, in order to obtain the desired colors, and, after mixing with water and its screening, we tested the inks in order to check its conformity with the colors and the desired reactions before being used.

corantes

41 comments to Pigmentos ou corantes cerâmicos • Ceramic pigments or ceramic colorants

  1. luciana verzaro diz:

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se vocês dão curso de como preparar a solução da tinta de imersão e as devidas misturas e feitos?

  2. admin diz:

    Olá Luciana, obrigada pelo seu comentário. Não damos cursos, mas podemos dizer como fazemos, só não percebemos que tinta pretende, será um vidrado ou esmalte? Envie pf as suas perguntas para o nosso e-mail que teremos muito prazer em lhe responder. Milú & Jorge

  3. Anabela Calado diz:

    Por favor podem informar como se prepara a solução de corda seca? Têm à venda a solução feita? Sei (julgo) que é feita com oxido de manganês, têm à venda, caso não vendam a tinta a corda seca?

  4. admin diz:

    Boa noite Anabela, agradecemos o seu contacto. Não usamos esse método que menciona, nem vendemos tintas. Mas talvez a Loja do Ceramista tenha o produto que procura. Milú & Jorge

  5. Salvador h m gomes diz:

    Olá.
    Estou a procura de curso, para colorir meus vidros.
    Poderiam me ajudar?

  6. admin diz:

    Olá Salvador, agradeço o seu contacto.
    Nós não fazemos cursos de coloração de vidros, vidrados ou esmaltes, mas podemos partilhar o nosso conhecimento.
    Para colorir um vidrado, podemos adicionar entre 0,5 a 10% de pigmento cerâmico, dependendo da intensidade da cor final pretendida.
    Obrigado

  7. Maria Helena Melchiades diz:

    Informações sobre os produtos que vocês produzem.

  8. Rafael diz:

    Olá,
    Estou iniciando na arte da esmaltação,e gostaria de produzir meu próprio esmalte. Tenho dúvidas de como elaborar um esmalte base , para depois adicionar os óxidos,e também em relação a temperatura de queima de cada esmalte. Se puderem esclarecer estas dúvidas ficaram imensamente grato. Abraços

  9. admin diz:

    Bom dia Rafael, terá de contactar um especialista nessa área ou um colorifício. Obrigada

  10. admin diz:

    Bom dia Maria Helena, poderá ver os produtos que produzimos na nossa página em “Os nossos produtos”. Muito obrigada

  11. Rafael diz:

    Boa noite, vocês utilizam esmalte branco e as porcentagens de óxidos para chegar na coloração desejada? Abraço

  12. admin diz:

    Olá Rafael, agradeço o seu contacto.
    Para colorir um vidrado ou esmalte, podemos adicionar entre 0,5 a 10% de pigmento(s) cerâmico(s) ou óxido(s) metálico(s), dependendo da intensidade da cor final pretendida. Terá sempre de haver testes de cor para chegar à cor desejada.
    Espero ter sido útil, obrigado, abraço

  13. Silvana Ferreira diz:

    Boa tarde
    Vocês podem me informar como consigo o traço preto entre as cores?
    Vi um vídeo em italiano e não consegui saber que “tinta” eles usaram para contornar e os esmaltes não se misturarem. Faço com lápis e fica transparente… queria que ficasse preto. Podem me ajudar?

  14. admin diz:

    Olá Silvana, o traço preto entre 2 vidrados diferentes terá de ser feito com uma tinta preta preparada com um médio que seja hidrófobo, ou seja com um óleo que seja repelente à água e assim os vidrados manterem-se afastados. Esperamos que tenha sido esclarecedor!

  15. mauricio diz:

    ola, para colorir uma chapa de zinco ja oxidade e envelhecida, posso usar oxido de cobre e cobalto para dar cor verde e azul?

    obrigado

  16. admin diz:

    Bom dia Maurício, o óxido de cobre e o óxido de cobalto são pós de cor preta. Se aplicar esses pós na chapa, a chapa ficará naquele momento preta, mas quando secar esse pó irá sair e fica tudo igual. Por favor, não confunda vidrados cerâmicos (que necessitam de temperatura para obter o resultado final) com esmaltes ou tintas a frio que solidificam após secagem. Grato pela atenção, Jorge

  17. Cilene neiva diz:

    Olá, gastaria de saber como preparar corante para usar em peça chacote de esmaltada
    E se vocês vendem o corante.

  18. admin diz:

    Olá Cilene, não vendemos nem tintas nem corantes, após adquirir o corante deve preparar uma tinta misturando o corante com um fundente e um médio, estes são os três componentes normalmente usados nas tintas. As proporções de cada produto na tinta, dependerá da temperatura a que vai fazer a queima e se vai vidrar por cima ou não… Cumprimentos e obrigado pelo comentário!

  19. Elsa Claire diz:

    Ola boa tarde, voces podem me fizer como faço a tinta para pintar a porcelana? Eu me refiro a mistura do po branco que eu nao sei o nome e nem onde comprar com os pigmentos.
    Fico grata

  20. admin diz:

    Olá Elsa, mas tem de ir a um estabelecimento que venda esses tipos de produtos e adquirir as tintas e fundente… Gratos pelo seu comentário

  21. Imá Fonseca diz:

    Boa noite. Como chegar à cor final de ferro antigo na cerâmica? Que óxido devo usar? Os japoneses usam muito esta acabamento em suas cerâmicas, é lindo!!!!!
    Obrigada

  22. Marta diz:

    Gostaria de saber quais os corantes em pó são usados para dar cores a argila branca. E se vocês vendem eles

  23. admin diz:

    Olá Marta, nós fazemos peças cerâmicas e compramos os nossos vidrados e corantes. Deve contactar um colorifício cerâmico e eles lhe darão toda a informação. Obrigado

  24. Carla diz:

    Boa noite! Estou a procura de esmalte para pintar azulejos (vou queimá-los). Vocês teriam algum tipo de pigmento Para esse material?

  25. admin diz:

    Boa noite Carla, deve contactar um colorifício cerâmico e eles lhe darão toda a informação. Obrigado

  26. Roberto Romualdo diz:

    Boa tarde, Estou iniciando na esmaltação. Transformei meu forno elétrico para gás e estou tendo dificuldade de comprar as cores que preciso, encontrei um esmalte transparente dentro do que eu preciso e gostaria de adicionar UM ÓXIDO QUE FICASSE PRETO.QUAL SERIA? no momento ainda fica um pouco confuso todas as informações sobre cores e sei que irei um dia entender, estou estudando sobre o assunto. mas, preciso pra ontem o resultado. Agradeço antecipadamente a ajuda! abraço e sucesso na sua caminhada.

  27. admin diz:

    Olá Roberto, agradecemos o seu comentário. Uma das formulações em óxidos para obter um corante preto é a seguinte: Carbonato de manganés e óxido de cobre e óxido de cobalto (MnCO3+CuO+CoO). O produto final cerâmico é o resultado de uma multiplicidade de fatores e só com persistência e trabalho se consegue o pretendido. Desejos de muito sucesso, a equipa da Oficina da Formiga

  28. Filipe Esteves diz:

    Alguma forma de vidrar azul cobalto com o verde, de forma a obter um vidrado azul com alguns detalhes verdes?

  29. Neise Dias dos Santos diz:

    Olá, boa tarde. Estou iniciando no trabalho com cerâmica e gostaria de saber qual a tinta mais adequada para pintar as peças. Onde fiz o curso, produzíamos a tinta com a própria argila, mas aqui não tenho facilidade para conseguir .

  30. Daniela de O. F. Pollheim diz:

    Boa tarde, tenho algumas dúvidas sobre esmaltação, esmalte é o mesmo que vidrato?
    E como eu preparo o esmalte transparente em pó , do mesmo jeito que o esmalte com cor. Agradeço se puder me ajudar.

  31. admin diz:

    Olá Daniela, sim, um esmalte será o mesmo que um vidrado. Para preparar o seu vidrado transparente partindo do mesmo em pó, junte 500gr de pó a 1 litro de água, e após peneirar, poderá vidrar por mergulho as peças que tem. Com a experiência que vai adquirir, pode alterar as densidades de aplicação. Obrigado!

  32. Maria Emilia Baltieri diz:

    Boa tarde.
    Eu quero preparar engobe com cores. Eu não sei o que é fundente. Seria esmalte transparente, ou onde posso adquirir o fundente.
    Muito obrigads.

  33. admin diz:

    Olá Emília, um fundente é algo que passa de um estado sólido ao estado líquido a uma determinada temperatura. Um vidrado ou esmalte pode ser usado como fundente, pois ele irá fundir à temperatura indicada na sua ficha técnica. Os esmaltes adquirem-se num estabelecimento que venda produtos ou matérias-primas para ceramistas. Espero ter sido esclarecedor, obrigado.

  34. admin diz:

    Olá Neise, Os esmaltes, tintas e corantes adquirem-se num estabelecimento que venda produtos ou matérias-primas para ceramistas. Algumas argilas ricas em óxidos corantes, podem ser usadas como corantes em vidrados ou tintas. Espero ter sido esclarecedor, obrigado.

  35. admin diz:

    Olá Filipe, existem alguns corantes que estão no interior de pequenas cápsulas (caso dos corantes à base de selénio) e quando misturados em outros vidrados de outra cor, podem ser vistos (depois de cozidos) os nódulos coloridos no vidrado de outra cor. Este tipo de vidrados costumam-se chamar de reactivos. Espero ter sido esclarecedor, obrigado.

  36. severino josé diz:

    Boa noite. gostaria de saber montar meus esmaltes e engobes para ceramica. vocês poderiam me ajudar?
    meu email é: severinobill2010@hotmail.com

  37. admin diz:

    Olá Severinho, será melhor ir a uma loja da especialidade para conseguir os produtos certos para o suporte cerâmico que usa. Obrigado!

  38. Inez diz:

    Boa tarde vi sua paleta de cores com os óxidos, muito legal vou experimentar o preto mas ao vermelho, como conseguir?

  39. admin diz:

    Olá Inez, terá de adquirir os corantes ou tintas adequadas à temperatura que utiliza, ou afinar para a temperatura que tem. Obrigado! Fique bem.

  40. ilbo geremias diz:

    SOU TECNICO EM CERAMICA NO COLORIFICIOS, POSSO AJUDAR A DAR AS RESPOSTA QUE QUIZEREM SOBRE ESMALTES E CORANTES.
    ilbofiel@gmail.com

  41. admin diz:

    Caro Ilbo, agradecemos a sua disponibilidade para iluminar o caminho das dúvidas que por aqui circulam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.